Introdução à jornada de criação de um aplicativo completo e dicas de Sharepoint
Nesta jornada criaremos um aplicativo para realizar a gestão de OPs (ordem de produção).
A gestão de OPs é muito utilizada em indústrias, otimizando o trabalho e facilitando a gestão e organização da linha de produção.
Saber gerenciar as ordens de produção por meio de um aplicativo que você mesmo criou é um grande diferencial.
Planejamento: O que queremos que nosso aplicativo faça?
Queremos criar um aplicativo que gerencie as OPs de maneira automatizada. Com um único aplicativo será possível gerenciar às ordens de produção e organizá-las de acordo com seu status nas seguintes categorias:
Ordens de produção pendentes;
Ordens de produção em andamento;
Ordens de produção concluídas;
Nosso aplicativo vai ter apenas uma tela onde serão mostradas as informações importantes e os status da ordem de produção e apenas uma lista do Sharepoint.
Quais informações precisamos?
Vamos pensar que cada ordem de produção possui:
Uma identificação, como por exemplo, o número de um lote ou um nome;
Hora de cadastro, ou seja, o momento em que ela foi criada no sistema;
Descrição, o que será produzido e em qual quantidade;
O que nós queremos que nosso aplicativo realize?
Queremos um aplicativo que mude o status da ordem de produção de acordo com a sua evolução.
Como o aplicativo irá funcionar?
Quando alguém iniciar uma ordem de produção cadastrada que esteja com o status de pendente ela automaticamente mudará seu status de “Pendente” para: “Em andamento”.
Da mesma forma, quando ela for concluída, seu status mudará automaticamente para “Concluída” e tudo isso será registrado com data e hora.
Com isso será possível consultar quanto tempo demorou determinada OPs para ser produzida.
Para realizar o registro de data e hora, basta que o usuário clique os botões “Iniciar” e "Finalizar"
Além disso, será possível registrar novas OPs no próprio aplicativo, que após criadas aparecerão automaticamente com o status de “Pendente”.
Os campos que iremos precisar para elaboração do aplicativo serão:
- ID
- Data de cadastro
- Hora de início
- hora de término
- Status da ordem de produção
Após esse planejamento importante, temos a primeira dica:
Dica 01
“Quando você for construir alguma coisa, saiba o que vai construir e quais são os dados necessários para essa construção.”
Partindo para a criação do aplicativo
1º Criação de um site no Sharepoint para armazenar o aplicativo:
O primeiro passo para construção do nosso aplicativo é criar um site do Sharepoint onde nosso aplicativo ficará armazenado. Nesse site os dados do nosso aplicativo ficarão armazenados e é nele que serão criadas as listas.
O Microsoft Office SharePoint Online é um serviço baseado em nuvem, com o objetivo de ajudar empresas a compartilhar e realizar o gerenciamento de conteúdo, conhecimento e aplicativos para sua equipe.
Com ele, a empresa consegue capacitar sua equipe, registrar e localizar informações e permitir maior colaboração para a organização.
É um serviço muito utilizado por empresas, pois é totalmente personalizável para suas demandas, além disso às páginas criadas podem ser compartilhadas com os colaboradores da empresa, auxiliando-os na organização e gestão de suas tarefas.
Além de ser muito fácil e seguro, o Sharepoint permite que as empresas trabalhem em colaboração para atender demandas.
Com o serviço do Sharepoint é possível interligar funcionários e informações de maneira simples e fácil, atualizar toda a equipe do status de determinado projeto e conectar informações compartilhadas por todos em tempo real.
Então com o Sharepoint nós podemos otimizar o trabalho em equipe e consequentemente otimizar e facilitar o trabalho e a produção.
Para começar basta você logar na sua conta do Sharepoint e clicar em: “Criar site”.
Agora você poderá escolher qual tipo e site você quer criar, temos duas opções:
Site de equipe, onde você cria um espaço privado para colaborar com sua equipe, onde será possível acompanhar e se atualizar do status de um projeto, compartilhar recursos da equipe e conteúdos e também permite que todos os membros do site publiquem nele
Site de comunicação, é um espaço público onde você irá compartilhar informações relevantes para os leitores, neste site você poderá criar portais com assuntos específicos que poderão ser vistos por muitos leitores, é um site que será escrito por você, mas será visto por muitas pessoas.
Como iremos compartilhar informações relevantes aos colaboradores de uma linha de produção, criaremos um site de equipe.
Você poderá escolher o nome para seu site, um endereço de email, e o endereço do site, além disso, poderá escolher qual idioma você prefere para seu site.
Como criamos um site de equipe, nós precisamos acionar os membros dessa equipe, para que ela possa acessar e editar o conteúdo do site.
Você poderá escolher quem serão os proprietários, aqueles que detém do controle total do site e configurações, e aqueles que serão os membros, que poderão editar o site.
Agora nós criamos o site onde o aplicativo será armazenado, é por meio do site que iremos configurar e armazenar os dados do aplicativo.
Quer aprender como criar uma lista no Sharepoint? Continue acompanhando nossa jornada de vídeos: Power Apps + SharePoint: dicas imperdíveis para um projeto de qualidade.